Tratamentos

Como tratar?

Para iniciarmos qualquer discussão nesse sentido é essencial entendermos que A OBESIDADE NÃO TEM CURA, mas podemos ter controle sobre ela. Para obtermos um bom resultado a médio e longo prazo no tratamento do excesso de peso, passamos por 3 fases.

 

A perda de peso eficiente no início é muito importante para o paciente ver o resultado, ganhar confiança, auto-estima e ter ânimo para continuar com o tratamento. A mudança real de hábitos é essencial para a manutenção da perda de peso. É necessário a prática de exercícios físicos de maneira regular, bem como a realização de 6 refeições diárias (a cada 3hs) e a escolha de alimentos saudáveis onde quer que estivermos, para mantermos a perda de peso. A preocupação com a composição corporal é muito importante para evitar o reganho de peso e manutenção da auto-estima. Mantendo-se um percentual de gordura baixo, garantimos um bom gasto calórico diário prevenindo o reganho de peso; lembrando que 1kg de músculo gasta 4xx mais calorias que um 1kg de gordura.

Os procedimentos invasivos como o balão intragástrico e a cirurgia bariátrica ajudam o paciente na fase 1 mas o sucesso nas demais fases do tratamento dependem muito da dedicação constante do paciente.