Obesidade

O que é obesidade?

A obesidade é um grave problema de saúde da nossa sociedade, sendo uma doença complexa e multifatorial. Na maioria dos casos resulta da interação de vários fatores: herança genética, estilo de vida não saudáveis e aspectos emocionais. O risco de obesidade quando nenhum dos pais é obeso é de 9%, enquanto, quando um dos genitores é obeso, eleva-se a 50%, atingindo 80% quando ambos são obesos. Sintomas de estresse, tais como ansiedade, depressão, nervosismo e o hábito de se alimentar quando problemas emocionais estão presentes, são comuns em pacientes com sobrepeso ou obesidade, sugerindo relação entre estresse e obesidade

Define-se como obesidade a situação onde o indivíduo apresenta o Índice de Massa Corporal  (IMC) igual ou maior que 30kg/m2. Calcula-se o IMC através da seguinte formula:

 

Peso (kg)

I.M.C. =

———————

 

Altura² (m²)

 

POR EXEMPLO: Peso: 120 Kg Altura: 1,65m

 

 

 

120 (kg)

 

 

I.M.C. =

———————

=

44,1Kg/m2

 

1,65 x 1,65 (m²)

 

 

 

Há milhões de anos, nossos ancestrais ingeriam alimentos de baixo valor calórico e que consumiam muita energia para serem digeridos. Realizavam grandes deslocamentos para coletar alimentos e caçar, com grande dispêndio de energia, além de enfrentar grandes períodos de escassez. Para sua sobrevivência era essencial o acúmulo máximo de energia na forma de gordura durante os períodos de fartura, criando condições para enfrentar os períodos de escassez de alimento. Desta maneira a seleção natural favoreceu aqueles que poupavam mais energia.

O desenvolvimento de nossa sociedade diminuiu os períodos de escassez e a necessidade de grandes dispêndios de energia para obter o alimento, aumentando a quantidade de calorias ingeridas e diminuindo o gasto calórico nas atividades cotidianas. Jornadas maiores e estressantes de trabalho, falta de tempo tempo ou interesse pelas atividades físicas, tornaram-se a marca de nossa sociedade atual.