Notícias


POSTADO EM 09 DE JANEIRO DE 2019

Pratica de atividade física no verão exige cuidados

A procura pela prática de atividade física aumenta no verão. Afinal, todo mundo quer exibir um corpo mais enxuto na praia ou piscina. Mas, um detalhe que poucos se dão conta é que se exercitar no verão exige mais cuidados, justamente pelo aumento da temperatura.

O clima mais quente exige mais do sistema de refrigeração corporal, passando o organismo a produzir mais suor, o que diminui o volume de plasma sanguíneo. Essa diminuição compromete o mecanismo de perda de calor, mas também o sistema cardiovascular e a capacidade de praticar exercícios. E provoca transtornos como cãibra, cansaço, tontura e até desmaio.

Por isso, antes de pensar em correr nas areias da praia, caminhar ao meio dia ou patinar na rua, saiba que essas atividades exigem um preparo. Em primeiro lugar, no verão, não pense em aumentar o ritmo da atividade e sim diminuí-lo. A intensidade e a duração do exercício deve ser menor no calor e eles não devem ser praticados na hora mais quente do dia.

A hidratação não pode ser esquecida. É preciso beber água antes, durante e depois do exercício para repor os líquidos e sais minerais perdidos com a transpiração.

O ideal é praticar exercícios em áreas ventiladas, pois o contato com o ar mais frio resfria a pele. Usar roupas claras e confortáveis e filtro solar se o exercício for praticado ao ar livre.

 

Fonte: noticias.r7.com/saude

voltar

Outras Notícias