Notícias


POSTADO EM 06 DE ABRIL DE 2017

Alimentação durante a gestação

A alimentação nos acompanha em todas as fases da vida, até mesmo antes do nascimento. É importante para o bom desenvolvimento do nosso organismo e tem diversas funções, tais como: dar energia, construir os músculos e ossos, regular a temperatura do corpo, entre outras.

Na gestação, por exemplo, o cuidado com a alimentação é importante para a mãe e também para o feto. “A alimentação ideal é adequada a condição nutricional da gestante, sendo assim, o peso pré-gestacional, é fundamental para definir a quantidade de calorias a serem ingeridas. Normalmente, somente as gestantes de baixo peso têm uma oferta maior de calorias. As demais precisam manter uma alimentação saudável sem aumento nas quantidades”, explica a nutricionista Ana Cristina Araújo.

Nesta fase a gestante precisa seguir algumas orientações como:

- Alimentos proibidos: alimentos de origem animal cru (carne mal passada, comida japonesa, quibe cru, leite in natura), mel in natura e bebidas alcoólicas até o final do primeiro trimestre.

- Alimentos que devem ser evitados (ou consumidos eventualmente): embutidos, enlatados e alimentos industrializados em geral.

- Como consumir saladas cruas e frutas com casca: lavar as folhas e hortaliças com água em abundancia. Deixe de molho do hipoclorito de sódio por 15 minutos, antes de consumir. (Como preparar a solução de hipoclorito: uma colher de sopa para cada litro de água filtrada).

- Não usar adoçantes artificiais: caso tenha preferência por produtos diet use somente os com base de Sucralose. Atenção: tomar 15 minutos de sol por dia.

- Alimentos que reduzem a náusea: gelados, com baixo teor de açúcares e gordura e alimentos ácidos. Para evitar as náuseas e vômitos também é interessante comer a cada 2 e 3 horas.

- Consumir de 3 a 5 frutas por dia.

- Aumentar a hidratação: 2 a 3 litros de água por dia.

- Manter o consumo de verduras e legumes no almoço e jantar.

- Evitar alimentos de procedência desconhecida.

voltar

Outras Notícias