Exames pré-procedimento
Orientações nutricionais pré-procedimento
O procedimento de colocação de Balão Intragastrico é simples e rápido! Contudo é importante que você se prepare para esse momento. Depois da indicação do médico cirurgião e do laudo psicológico e clinico que exclui riscos e possíveis doenças associadas à obesidade ou causas da obesidade é importante iniciar uma dieta restritiva.
ORIENTAÇÕES:
1) TECTA - 40MG – USO CONTÍNUO (tomar 1 comprimido via oral 1 vez ao dia em jejum).
2) BUSCOPAN SIMPLES - 35 gotas.
3) LUFTAL - 45 gotas.
4) DIGESAN - 35 gotas (tomar de 6 em 6 horas).
1) TECTA - 40MG - USO CONTÍNUO (tomar 1 comprimido via oral 1 vez ao dia em jejum, enquanto estiver com o balão).
2) BUSCOPAN SIMPLES - 35 GOTAS (tomar de 6 em 6 horas, durante 5 dias).
3) LUFTAL- 45 GOTAS (tomar de 6 em 6 horas, durante 5 dias).
4) DIGESAN - 35 GOTAS (tomar de 6 em 6 horas, durante 5 dias).
5) DRAMIN B6- 1 CAIXA (tomar 1 comprimido via oral de 6 em 6 horas, durante 5 dias).
6) VONAU FLASH - 1 CAIXA (tomar 1 comprimido sublingual de 6 em 6 horas, se tiver náuseas).
1) BUSCOPAN SIMPLES - 35 gotas.
2) LUFTAL - 45 gotas.
3) DIGESAN - 35 gotas (tomar de 6 em 6 horas).
Água, Chás, Água de coco, Isotônicos.
Tomar 10 a 20 ml a cada 15 min.
Evitar açúcares.
Água, Chás, Água de coco, Isotônicos, sucos coados e diluídos (evite os ácidos, somente se tiver intolerância). Tomar 10 a 20 ml a cada 15 min.
Evitar açúcares, frutas ácidas ou que você apresente intolerância.
Água, Chás, Água de coco, Isotônicos, sucos coados e diluídos (evite os ácidos), suco e leite de soja light. Tomar 20 a 30 ml a cada 15 min.
Evitar açúcares, frutas ácidas ou que você apresente intolerância.
Água, Chás, Água de coco, Isotônicos, sucos coados e diluídos (evite os ácidos), suco e leite de soja light, caldos de vegetais/legumes coados (você deve tomar somente o caldo do cozimento dos vegetais/legumes. Não use temperos artificiais, somente temperos naturais, não bater e não coar). Tomar 30 a 50 ml a cada 15 min.
Evitar açúcares, frutas ácidas ou que você apresente intolerância.
Água, Chás, Água de coco, Isotônicos, sucos coados e diluídos (evite os ácidos), suco leite de soja light, leite de vaca desnatado ou deslactosado, vitaminas de fruta e sopas batidas e coadas, iogurtes sem pedaços, gelatinas. Atenção: a partir do 6º dia vamos começar a organizar o dia alimentar em 6 (seis) refeições: Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Todas as refeições terão no máximo 250 ml. E nunca tome o volume total de uma só vez.
Tomar 30 a 50 ml a cada 15 min.
Evitar açúcares, frutas ácidas ou que você apresente intolerância.
Sugestão de Cardápio: Café da manhã: vitamina de frutas Lanche da manha: água de coco Almoço: sopa de legumes com carne bovina batida e coada Lanche da tarde: suco de fruta Jantar: Caldo de frango batido e coado Ceia: chá
Café da manhã: Mingau de aveia ou fubá com adoçante e canela ou Iogurte ou vitamina de frutas.
Lanche da manhã: Suco de laranja com mamão (Mais mamão que laranja, para vira um purê de fruta), ou qualquer outro suco da preferência (use 2 tipos de fruta).
Almoço: Purê de batatas com carne de peixe cozida e desfiada. Ou Purê de mandioca com frango cozido e desfiado. Ou Purê de abobora cambotia panela cozida e desfiada. Ou Papa de arroz com caldo de feijão e carne moída.
Lanche da tarde: Coalhada batida com fruta e adoçante.
Jantar: Caldo de frango. Ou Caldo de feijão.
Ceia: Gelatina diet.
Evitar açúcares, frutas ácidas ou que você apresente intolerância, óleo, alimentos ricos em gordura. Quantidade máxima a ser ingerida por refeição: 5 colheres de sopa no almoço e no jantar. Nos lanches se as refeições forem liquidas: 250 ml (evite tomar todo o volume de uma só vez) Nunca coma e beba ao mesmo tempo!
Seguir dieta de 800 calorias até próxima consulta com a Nutrição.
Evoluir a quantidade de alimentos até dieta de 1200 calorias.
1ª opção:
Alface, acelga, agrião, almeirão, escarola, couve, espinafre, palmito, pepino, repolho, tomate.
Café da Manhã:
1ª opção:
(TABELAS)
Alface, acelga, agrião, almeirão, escarola, couve, espinafre, palmito, pepino, repolho, tomate.
Sobrepeso é o excesso de peso corporal, ocasionado pelo excesso de gordura no organismo. É considerado com sobrepeso o individuo com IMC (índice de massa corporal) maior ou igual a 27 e menos que 30. O sobrepeso pode indicar risco do indivíduo tornar-se obeso.
Obesidade é uma doença crônica caracterizada por excesso de gordura no organismo com conseqüente aumento de peso. É considerado obeso o individuo com IMC (índice de massa corporal) maior ou igual a 30.
A LEV é uma clinica especializada em tratamento MULTI-PROFISSIONAL da obesidade, seja ele clínico, endoscópico ou cirúrgico, além de cirurgia do aparelho digestivo em geral.
Fazemos tratamentos clínicos e cirúrgicos em gastroenterologia, cirurgia bariátrica e cirurgia metabólica.
IMC significa “índice de massa corporal” e é um dos indicadores de obesidade. Serve como parâmetro para recomendação do tipo de tratamento.
Os tratamentos endoscópicos são autorizados pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilãncia Sanitária, para pacientes com IMC a partir de 27. A partir deste parâmetro, cada paciente é avaliado individualmente para determinar se é indicado em seu caso.
É importante manter o consumo de líquidos de acordo com a orientação. Vite tomar grandes volumes para não provocar vômitos.
A sede é o primeiro sinal de desidratação, se você tem sede deve beber água 50 ml a cada 15 minutos. Se a sede é intensa pode reduzir os intervalos para 10 minutos. Após 12 dias de balão você não precisa mais do esquema de dieta de 15 em 15 minutos, mas deve colocar os líquidos, principalmente, a água nos intervalos das refeições.
Não. O ideal é beber água. Caso você tenha desidratado os isotônicos, soros caseiros ou industrializados e a água de coco ajudam a fazer a reposição dos eletrólitos (potássio, cálcio, sódio, magnésio). Nesse caso é interessante intercalar água e estes repositores.
Não. Seu corpo tem reserva de energia (tecido gorduroso) ele vai usá-lo durante esse período de restrição de alimentos sólidos para adaptação do balão.
Alimentos gelados melhoram as náuseas. Assim, é interessante fazer gelo ou sacolé de sucos, água de coco, isotônicos, pois além de nutri vai te proporcionar bem estar.
Os únicos itens proibidos na dieta de pacientes com balão são água com gás e refrigerantes. Estas bebidas não favorecem o emagrecimento durante o preiodode balão.
Não recomendamos álcool na dieta, mas se você já faz uso, então vamos buscar moderação na quantidade e na frequência (numero de vezes na semana que faz uso de bebida alcoólica).
Somente se você não tiver se re-educado. O balão é um dispositivo eficiente no processo de reeducação alimentar e mudança no estilo de vida. Quando ele é retirado você deve manter essas mudanças.