Diagnósticos

Colonoscopia

É um exame endoscópico realizado sob sedação endovenosa, que permite a visualização direta do interior do reto, cólon (intestino grosso) e íleo terminal (parte do intestino delgado) através de um tubo flexível contendo em sua extremidade uma minicâmera que transmite imagens coloridas para um monitor.

INDICAÇÕES

O exame está indicado para:

  • Avaliação de anormalidades detectadas em outros exames;
  • Avaliação de pacientes com sangramento digestivo;
  • Esclarecimento de anemia;
  • Rastreamento e seguimento das neoplasias do calor;
  • Nas doenças inflamatórias intestinais;
  • Na investigação de diarreia crônica indeterminada;
  • Retirada de corpos estranhos;
  • Tratamento de estenoses.

 

PREPARO (  link para download)

 

PREPARO DO DIA ANTERIOR

Dieta na véspera do exame: macarrão alho e óleo, sopa batida e peneirada, caldo de carne ou feijão (sem grãos), gelatina, torradas, biscoito de polvilho, bolacha de água e sal, sopa de fubá.

Tomar bastante líquidos claros (água, água de coco, gatorade, sucos de fruta bem coados).

Não ingerir: Leite ou qualquer derivado de (queijo, iogurte, manteiga), carne, verduras, frutas, sementes ou caroço.

Após as 18hrs ingerir apenas líquidos claros (líquidos transparentes). Ex: Água, chá, suco, gatorade, água de coco, etc..

1º DOSE – Às 19h00, um (01) sachê PICOPREP deverá ser dissolvido em um copo de água em temperatura ambiente aproximadamente 150ml. Agitar por 2 a 3 minutos. A solução pode ficar quente enquanto o produto se dissolve. Caso isso aconteça aguardar que a solução resfrie para depois bebê-la. Após este 1º sache, deverá ingerir 5 copos de 250ml de água ou líquidos claros sem resíduos (líquidos transparentes). Ex: Água, chá, suco, gatorade, água de coco, etc. Tomar o mais rápido possível conforme aceitação.

Se apresentar enjôo / náuseas em qualquer momento do preparo, tomar 1 comprimido de Dramin capsgel 50 mg e aguarda 20 minutos para reiniciar a ingestão de líquidos.  (Dramin pode ser tomado até de 8/8, se necessário).

PREPARO NO DIA DO EXAME

No dia do exame só podem ser consumidos líquidos transparentes (água, gatorade de cor clara, chás, água de coco) e apenas  até 2 horas antes do horário previsto do exame.  (JEJUM ABSOLUTO DE 2 HORAS ANTES DO EXAME).

2ª  DOSE  -  Às ___________, o conteúdo de 2 sachês de PICOPREP deverá ser dissolvido em um copo de água (aproximadamente 300ml). Agitar por 2 a 3 minutos. Aguardar a solução resfriar e depois bebê-la. Após está 2º dose, deverá ingerir 8 copos de 250ml de água ou líquidos claros sem resíduos (líquidos transparentes) 1copo a cada 10 minutos. Este medicamento irá promover a limpeza intestinal, muito importante para uma colonoscopia de boa qualidade. Após a 2º dose de PICOPREP, tomar LUFTAL 50 gotas de 1 em 1 hora até inteirar 4 vezes. É importante andar bastante dentro de casa para estimular o funcionamento do intestino. O preparo ficará ideal após evacuações em que se observa apenas líquido, sem nenhum resíduo (parecendo urina).

 

OBSERVAÇÕES

Se você faz uso de medicamentos para pressão alta poderá tomá-los normalmente durante o preparo.

Medicamentos para diabetes (hipoglicemiantes) deverão ser tomados apenas após o exame, quando você irá retornar à dieta habitual.

Se você faz uso de AAS, aspirina, clopidogrel, plavix ou qualquer tipo de anticoagulante, informar ao médico endoscopista no dia do exame.

Pacientes com idade superior a 75 anos ou com doenças cardíacas, pulmonares ou renais graves, deverão passar por consulta pré-exame para orientações específicas.

Trazer exames prévios de interesse, se os possuir.

Comparecer com acompanhante responsável, maior de 18 anos, condição necessária para que seja feito o exame.

Não usar esmalte no pé ou na mão, bijuterias, jóias, relógio, carteira e celular. Vir para a realização do exame de preferência usando roupas leves e fáceis de trocar e sapatos fáceis de calçar.

Providenciar com antecedência os medicamentos: 2 PICOPREP (4 Saches); 2 LUFTAL GOTAS, 3 DRAMIN capsgel 50MG.

PÓS EXAME

Proibido dirigir, operar máquinas ou tarefas de risco (uso de facas, tesouras por exemplo).

Alguns pacientes poderão apresentar cólicas abdominais após o exame devido a “gases”; é permitido o uso de Luftal gotas, 50 gotas, 3/3 horas, para auxiliar na eliminação dos gases quando necessário.

Continuar tomando líquidos para promover a reidratação. Retornar a dieta habitual, dando preferência a alimentos mais leves e saudáveis.

Em caso de dúvidas, ligar para telefone (034) 3217-7070.

Farmácias: São Paulo: 3224-8957/ Droga Alfa: 3291-2600/ Pague Menos: 3224-2815/ Drogasil: 3236-7764 Para a realização adequada do exame é necessário a realização da limpeza do intestino

 

Observações importantes: Após cada endoscopia realizada, o aparelho sofre uma rigorosa desinfecção de alto nível, para evitar contaminações. Esteja acompanhado por algum familiar ou responsável que possa conduzí-lo em segurança após o procedimento, em virtude dos efeitos da sedação. Remova o esmalte das unhas das mãos porque estes interferem na monitorização adequada com oxímetro de pulso; Compareça usando calçados fechados, sem salto alto e com roupas confortáveis.